O Projeto

Cinco amigos se juntaram para criar essa bonita roda de samba. Carla Fiori, Tatiana Braga e Paula Ubinha se encarregaram do batuque na cozinha, Marcio Belardini abriu seu quintal e dividiu com a gente suas jabuticabeiras e o Silo Sotil juntou um monte de gente boa para fazer a música de qualidade. Hoje no comando da festa estão Marcio Belardini, Luciangela Sales e Daniele Rossi Lopes.


Porque esse nome?

" O Projeto Escuta o Cheiro já deixou de ser “projeto” há muito tempo. Aliás, só foi “projeto” por uns cinco minutos entre alguém dizer “Vamos fazer?!” e a hora que cada um correu para um lado para buscar bumbo, feijão, toucinho, tomates, cuíca, cavaco, cachaça, cadeiras, mesas, alho, cerveja, Clara Nunes, Cartola, açúcar, paio, amendoim, saladas e voltaram com tudo isso e mais alguns amigos e um monte de alegria.

E a coisa vem crescendo todo mês, o que encheria o seu Jardel de orgulho.

Jardel de Almeida era meu avô. Era um cara que gostava das coisas boas da vida. É dele que vem o meu gene mais do que dominante da boemia. Adorava música boa, adorava ter a grande família por perto (teve sete filhas!) e adorava cozinhar. Sentava numa cadeira na beira do fogão, misturava tudo o que tinha na geladeira, fumava como um fiadaputa e quando você passava por perto, ele convidava, cheio de elegância: ô difunto, vem cá, escuta esse cheiro!

Se fosse uma mulher (ou até mesmo uma das filhas), era “ô, viada, vem cá!”.

Seu Jardel só cozinhava, não servia, mas garantia que o serviço de bordo era de primeira, no ponto, bem apimentado e farto. E só há um critério de qualidade suficiente para a gastronomia jardeliana: a comida quando boa de verdade tinha que estar de cagar pelado.

É, meu avô não era muito fino. Mas era para lá de divertido."

Por: Felipe Tazzo, escritor, frequentador assíduo e, logicamente, neto do Jardel
www.felipetazzo.com.br